Como manter o ar condicionado em regiões litorâneas.

Foto: Internet

Você sabia que a maresia é responsável por diminuir a vida útil dos aparelhos elétricos? Pois é, infelizmente as regiões litorâneas não são só sombra, mar e água fresca. Quando se trata de ar-condicionado, o cuidado é ainda maior, afinal, o grande vilão dos eletrônicos no litoral está presente no ar. Logo, estes tipos de produtos são os mais afetados.

Todavia, com os cuidados corretos você consegue amenizar os danos e curtir seus eletrônicos por muito mais tempo.

O que é maresia?

Chamamos de maresia uma névoa super fina, praticamente imperceptível a olho nu, que fica pairando sobre o mar em regiões litorâneas. Ela expande-se até a terra firme e contém substâncias químicas como sais, por exemplo e, infelizmente, ela não se restringe a área beira mar. Ela adentra alguns quilômetros ainda, entrando na casa daqueles que inclusive moram mais afastados. Ou seja, acaba sendo um problema bem comum em cidades inteiras do litoral.

Por que a maresia é prejudicial aos eletrônicos?

Dentre tantas substâncias presentes na maresia constam micro partículas de sal que acabam corroendo metais menos resistentes, como alumínio por exemplo. Esses materiais são bem comuns nas peças que compõem um eletrônico.

Qual é o ar condicionado mais resistente para praia?

Infelizmente não conseguimos te dizer aqui um modelo de ar condicionado próprio para regiões litorâneas. Mas, há algumas características em especial que você pode buscar no eletrônico para aumentar sua resistência.

Uma delas é se a serpentina (e até outras peças) é revestida em cobre. Esse metal é mais resistente à corrosão e permitirá que seu aparelho dure por muito mais tempo.

Em relação às linhas, são indicados para a região os modelos split e janela. O que acontece é que as tubulações de ligação da condensadora desse aparelho são de alumínio, por isso a falsa sensação de menor durabilidade.

Se possível, efetue a troca para peças em cobre. Esses cuidados com o ar condicionado farão com que você tenha o ar de sua residência climatizado por muito mais tempo.

Além disso, pratique os cuidados a seguir para rebater um pouco dos danos que a maresia possa trazer ao eletrônico;

Cuidados com ar-condicionado na praia

  • A utilização de serpentinas protetoras na condensadora ajuda a rebater a entrada da maresia no interior do aparelho;
  • Limpar o filtro todo mês com água morna e um pano seco ajuda a retirar as substâncias corrosivas que vieram com o ar;
  • Durante a higienização, utilizar produtos não oxidantes;
  • Realizar anualmente a limpeza interna e manutenção preventiva com um técnico especializado;
  • Quando não estiver em uso, cubra a condensadora com uma capa de proteção. Ela será uma barreira entre a maresia e o eletrônico.
  • Se achar necessário, considere o uso de óleos impermeabilizantes nas superfícies metálicas.

Fonte: https://blog.centralar.com.br/

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Grupo supremo

Grupo supremo

Serviços Integrados